As mamães ganharam um reforço de peso (e muito fofo) para divertir as crianças e estimular os pequenos a se aventurar no mundo da descoberta logo na primeira infância. Uma união de ideias da atriz Nanda Costa, da percussionista Lan Lanh e do artista Orlando Ávila Kilesse deu vida ao projeto audiovisual Uki Kirê Ké, que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 27.

A data escolhida para o lançamento não poderia ser mais significativa, o dia de São Cosme e São Damião, quando é realizada a tradição de entrega dos doces às crianças. Uki Kirê Ké, ou “o que que o erê (criança) quer, apresenta músicas infantis ilustradas por animação em stop motion.

O projeto nasceu de uma ideia iniciada lá atrás, quando a Lan Lanh compôs músicas pensando em fazer parte do “Só para Baixinhos”, lançado por Xuxa, mas que nunca foi proposto. 

Nanda Costa, esposa da percussionista, com quem tem duas meninas gêmeas, Kim e Tiê, atualmente com 3 anos, encontrou o CD demo, até então desconhecido por ela, e pensou em transformar em um trabalho voltado para criança. O fato aconteceu justamente quando a atriz ainda estava grávida.

“Eu fiquei ouvindo muito e eu quis transformar isso num projeto também visual, trazer a animação. E a gente chamou o Orlando para fazer essa arte. Ele fez isso, os designer dos personagens”, detalhou Nanda em bate-papo para o site IstoÉ Gente, durante o lançamento do projeto, ocorrido no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

“Lá vem a Bicharada” é o single de lançamento do projeto, que tem uma novidade programada por mês. A animação levou em conta a inclusão e tem personagens diversos, como indígena, criança com espectro autista, negro e até gêmeos.

Uki Kirê Ké estreia com canal no Youtube e presença nas principais plataformas digitais:
Youtube: https://youtu.be/dlKo30WNeCk?feature=shared
Instagram: https://www.instagram.com/ukikireke/