Saúde da mulher

Namoro virtual: 6 dicas para não comprometer sua saúde emocional 

Crédito: Freepik

Namoro ou paquera virtual estão cada vez mais comuns, graças às redes sociais e os aplicativos de relacionamento. Segundo informações do Dating.co, o namoro online global registou aumento de 82% no início da pandemia da Covid-19, em março do ano passado. 

+ Como a pandemia impacta as relações sexuais

+ Como evitar brigas e ter discussões construtivas no relacionamento

O namoro virtual também pode envolver sentimentos intensos, e precisa de atenção especial para lidar com a distância e suas consequências, sem comprometer a saúde emocional. Especialistas do aplicativo de namoro Fluttr dizem que cerca de 50% dos romances online não fluem ou não são correspondidos, intensificando o sentimento de rejeição.

Para te auxiliar em um relacionamento saudável à distância, a CEO do Fluttr, Rhonda Alexander, compartilhou com o “The Sun” seis dicas — as quais também são válidas para namoros presenciais — para manter o controle da saúde emocional enquanto se conecta online em uma relação amorosa; confira:

Não buscar validação 

Ter em mente que você é autossuficiente é essencial, afinal, um relacionamento deve apenas complementar, não te deixar dependente.

Segundo Rhonda, se sentir triste quando não tem satisfação do outro ou ficar desanimada por não estar recebendo a atenção que gostaria, é sinônimo que você pode estar buscando validação através do aplicativo de namoro.

“Como as estatísticas de namoro online mostram que 50% dos relacionamentos não acontecem e não são correspondidos, você não deve confiar na plataforma como um meio saudável de autovalidação. Em vez disso, apresente seu eu autêntico e foque em cuidar de si, se conhecer e se aceitar. Certifique-se de que está se dando a atenção que precisa antes de buscá-la nos outros”, explicou.

Não aceite o que não condiz com você

Manter seus princípios é um dos pilares para o relacionamento saudável, portanto, não é preciso concordar e aceitar tudo o que é imposto pelo seu parceiro(a). 

A CEO do Fluttr ressaltou que se manter focada em cada mensagem, concordando com tudo o que é dito pelo outro e agindo conforme as vontades dele(a), pode ser prejudicial para si. Normalmente, esse comportamento se origina do medo da rejeição e da ansiedade de que o(a) companheiro(a) perca o interesse se você não atender a certas necessidades.

“Embora dedicar tempo para encontrar o amor seja ótimo, é preciso se certificar que agradar as outras pessoas não tem prioridade sobre o seu próprio bem-estar”, acrescentou.

Aprenda a lidar com a rejeição

Nos aplicativos de relacionamento, é comum que as pessoas apresentem sua melhor versão. Portanto, lidar com a rejeição enquanto mostra o seu melhor, pode ser ainda mais desafiador.

Em 2016, um estudo da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que os usuários de aplicativos de namoro relatam baixa autoestima e baixo bem-estar psicossocial devido à rejeição frequente. Apesar da dificuldade, o processo de aceitação e cura desse sentimento é necessário, principalmente antes de se envolver com um novo parceiro(a). 

“Isso é comum para pessoas que usam aplicativos de relacionamento. É importante reconhecer e enfrentar os sentimentos de rejeição. Para lidar melhor com isso, se cerque de familiares e amigos, converse com eles sobre seus sentimentos”, indicou Rhonda.

Você não é descartável

Se você já se sentiu descartável porque a pessoa com quem estava se relacionando virtualmente sumiu sem dar satisfação, saiba que esse é um comportamento comum entre os usuários desses aplicativos. Ou seja, você não está sozinha, esse não é um problema com você e tão pouco te faz descartável.

“Aqueles que desaparecem como ‘fantasmas’ podem acreditar que tem sempre algo melhor ao virar da esquina, ou no próximo toque de sua tela”, explicou a especialista.

Mantenha sua segurança

Estudos indicam ser possível se apaixonar virtualmente. Porém, esse sentimento por alguém que não conhece oficialmente e verdadeiramente precisa ser dosado, visto que a internet não é um ambiente totalmente seguro — podem existir hackers, perfis falsos e muito mais.

Manter a segurança é primordial em conexões virtuais. Segundo Rhonda, é necessário ter cuidado com declarações prematuras de amor, pedidos de fotos sensuais e envio de dados pessoais.

“Se as coisas parecem boas demais para ser verdade ou parecem estar acontecendo muito rápido, seja cautelosa e lembre-se de que, embora você possa sentir uma conexão com essa pessoa, ela ainda é uma estranha. Se suspeitar de algo nos aplicativos, use o suporte ao cliente para reportar qualquer problema que surja”.

Fique offline

Não se esqueça de viver fora do ambiente virtual. Continue com seus passatempos e atividades fora da internet, mesmo que isso não inclua seu relacionamento amoroso. É importante manter o equilíbrio e ter momentos a sós, com familiares e amigos.

“Não tenha medo de interromper o namoro virtual se não conseguir mantê-lo equilibrado. Você sempre pode voltar a ficar online. Às vezes, desligar as notificações e limitar o tempo gasto no aplicativo é o suficiente para se recarregar, mas se você sentir tentada a verificar constantemente o seu celular, considere interromper o relacionamento virtual até que esteja em um espaço melhor consigo mesma”, indicou a CEO do Fluttr




Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais