Rafael Nadal se classificou nesta segunda-feira (29) às oitavas de final do Masters 1000 de Madri após uma partida de mais de três horas e três sets contra o argentino Pedro Cachín (Nº91), parciais de 6-1, 6-7 (5/7), 6-3.

O espanhol, dono de 22 títulos de Grand Slam, não vencia três partidas consecutivas desde o US Open de 2022. Na terça-feira, ele enfrentará o tcheco Jiri Lehecka (Nº31), que eliminou o brasileiro Thiago Monteiro (6-4, 7-6).

“Veremos como acordo amanhã [terça]”, declarou Nadal após a partida. “Estou aproveitando ao máximo jogar aqui, não posso pedir mais, todo o tempo que acumulo esta semana dentro de quadra é de um grande valor para mim, tanto emocional como tenisticamente”.

As três vitórias somadas esta semana em Madri igualam o total que o espanhol havia vencido em 2024: uma em Brisbane em janeiro e duas em Barcelona, em abril.

Nadal busca recuperar a forma física para chegar mais preparado a Roland Garros (26 de maio a 9 de junho), onde venceu 14 Grand Slams.

Em outra partida desta terça-feira, o italiano Janik Sinner, atual número 2 do mundo, derrotou por 2-0, parciais de 6-2, 7-5, o russo Pavel Kotov (Nº72). Na próxima fase, o fenômeno italiano enfrentará outro russo, Karen Khachanov (Nº17).

es/hpa/dam/pm/ol/am