ROMA, 17 JUN (ANSA) – O tenista Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira (17) que não disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, e o torneio de Wimbledon, na Inglaterra.   

Nas Olimpíadas, por volta de 170 atletas competirão em cinco eventos, que acontecerão na arena esportiva de Ariake, em Tóquio. As disputas estão previstas para começar em 24 de julho e terminar em 1º de agosto.   

O tradicional Grand Slam de Wimbledon, no entanto, está agendado para ocorrer entre os dias 28 de junho e 11 de julho. A edição de 2020 do evento foi cancelada em função da pandemia do novo coronavírus.   

“O fato de ter apenas duas semanas entre Roland Garros e Wimbledon não ajudou meu corpo a se recuperar da sempre exigente época no saibro. Foram dois meses de grande empenho e a decisão que tomo é focada no médio e longo prazo. Neste momento da minha carreira, uma parte importante é evitar qualquer tipo de excesso no meu corpo, que pode me impedir de lutar por títulos”, escreveu Nadal.   

Aos 35 anos de idade, Nadal conquistou duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. A primeira foi em Pequim, no ano de 2008, quando bateu o chileno Fernando González na decisão. O segundo ouro do espanhol veio no torneio de duplas, quando Nadal e o compatriota Marc Lopez venceram os romenos Horia Tecau e Adrian Ungur.   

Em sua vitoriosa trajetória no tênis, Nadal também já venceu duas vezes em Wimbledon, nos anos de 2008 e 2010. (ANSA).