Quando o principal atleta do time diz que ‘se sente bem como nunca’, é natural que o torcedor fique animado, principalmente quando essa declaração é dada na véspera de um jogo do tamanho de uma oitava de final de Copa do Mundo. Neste sábado (3), o ídolo da Inglaterra, Harry Kane, deu garantia que está em ótima forma para o duelo deste domingo (4), às 16h (horário de Brasília), contra Senegal.

Mesmo sem marcar gols, o centroavante foi decisivo para a seleção inglesa na fase de grupos, dando três assistências nos nove gols anotados pelos Três Leões, que terminaram a primeira fase do Mundial como a melhor seleção do torneio.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

– Indo para a fase eliminatória, me sinto muito muito bem, em forma e afiado, saindo do cronograma da Premier League. Eu me sinto tão em forma como nunca. Só o tempo dirá, mas espero me sair bem amanhã e entrar na melhor forma nestes jogos eliminatórios – disse o capitão da seleção inglesa em entrevista coletiva concedida neste sábado (3).

Harry Kane - Inglaterra

Capitão da Inglaterra, Harry Kane concedeu entrevista coletiva na véspera do jogo contra Senegal (Foto: Paul ELLIS / AFP)

Artilheiro na última edição do Mundial, Kane tratou com naturalidade o fato de ainda não ter balançado as redes, mas sem esconder o desejo de deixar a sua marca nesta edição da Copa do Mundo.

– Obviamente, os gols são os que mais me avaliam, mas, como sempre, sou uma pessoa calma. Sempre tento me concentrar em fazer o meu melhor para a equipe, e posso fazer isso de várias formas. Se vierem os gols, ótimo, isso nos dará mais chances de ganhar o jogo, e, como atacante, quero sempre marcar, com certeza. Vai ser um jogo muito difícil amanhã, mas espero que eu consiga marcar – pontuou Kane.

+ Confira a tabela da Copa do Mundo e simule as partidas das oitavas de final

Sem sofrer tantas lesões nas últimas três temporadas, quando também iniciou um tratamento periódico de acupuntura com um especialista em medicina esportiva, Harry Kane enxerga de outra forma a exigência física desta Copa – primeira disputada no fim do ano, que é o meio da temporada europeia, e não no fim, como é usual.

– Do ponto de vista dos jogadores, o calendário da Copa do Mundo (requer) o mais alto nível físico dos jogadores. Eles vêm de muitos jogos por seus clubes, são justos de jogo e rolar direto da temporada para o torneio ajudou. Em um torneio de verão, com um intervalo de três ou quatro semanas entre eles, é difícil chegar ao topo e depois voltar para seguir em frente. Então, é por isso que se viu um nível realmente alto de desempenho. Do meu ponto de vista, me sinto bem e fisicamente em um lugar muito bom – afirmou Harry Kane.

O astro inglês deu um susto logo após a estreia da sua seleção na Copa, contra o Irã. Na ocasião, o atacante sofreu uma entrada forte do zagueiro Poulariganji, logo no início do segundo tempo, permaneceu em campo por mais 25 minutos, mas depois da partida deixou o estádio com amarrações na região do pé e tornozelo, além de estar mancando.

Harry Kane e Poulariganji - Inglaterra 6 x 2 Irã - Copa do Mundo 2022

Entrada do zagueiro iraniano Poulariganji na primeira rodada do Grupo B poderia ter comprometido a Copa do Mundo de Harry Kane (Foto: EFE/EPA/Neil Hall)

Kane passou por exames de imagem que não constatou lesão e já esteve presente no jogo seguinte, contra os Estados Unidos, quando atuou durante os 90 minutos. Ele também foi titular na última partida da Inglaterra na fase de grupos, contra o País de Gales, mas saiu aos 15 minutos do segundo tempo, quando o placar e a classificação às oitavas já estavam encaminhados.

Harry Kane pode bater o recorde de gols na história da seleção inglesa, caso deixe a sua marca três vezes nesta Copa do Mundo. Ele tem 51 gols e atualmente é o segundo maior artilheiro da história dos três Leões, atrás somente de Wayne Rooney, que lidera, com 53 gols.

Ainda que não tenha deixado balnçados as redes no Mundial até aqui, Kane é sempre um postulante à Chuteira de Ouro. Na última edição do torneio, em 2018, na Rússia, na qual ele ganhou o troféu individual, foram cinco das seis bolas nas redes ainda na primeira fase – diferentemente do que aconteceu neste ano. Contudo, na Eurocopa disputada no ano passado, Harry fez todos os seus quatro gols na fase eliminatória.