Já pensou em se hospedar em uma vila medieval na Toscana, na Itália, onde se pode degustar e conhecer o processo de fabricação artesanal do famoso vinho Brunello di Montalcino?

Com 30 anos de história, a premiada vinícola La Togata reuniu essas duas vivências em uma rica experiência para turistas apaixonados por vinho.

Vivências com La Togata, na Toscana, para fãs do Brunello di Montalcino. Foto: Carlo Paluzzi

Experiência única

Jeanneth Angel, especialista em vinhos e proprietária. Foto: Carlo Paluzzi
Jeanneth Angel, especialista em vinhos e proprietária. Foto: Carlo Paluzzi

O nome La Togata tem origem na renomada carreira do advogado e proprietário, e faz referência à toga, roupa usada nas audiências.

Sua mulher, a especialista em vinho Jeanneth Angel, e as filhas do casal administram a produção familiar com cuidado.

Em cerca de 18 hectares, e em vinhedos espalhados em diferentes geografias pela região de Montalcino, eles colhem a pequena e escura (brunello, em italiano) uva sangiovese. A fermentação, então, se dá durante 26 a 33 dias.

O Brunello di Montalcino

Cantina La Togata: Brunello de Montalcino de 1997 (melhor safra) custa 900 euros
Cantina La Togata: Brunello de Montalcino de 1997 (melhor safra) custa 900 euros. Foto: Carlo Paluzzi

Ao todo, a produção anual é de 130 mil garrafas de vinho tinto, exportadas até para os Estados Unidos e o Brasil, mas apenas 1.800 delas podem ser consideradas um verdadeiro Brunello. As demais, também muito apreciadas, levam no rótulo apenas a palavra Rosso (vermelho/tinto) di Montalcino.

Isso porque as vinhas e os cachos de sangiovese para o brunello seguem um protocolo exclusivo, que define tamanho da planta, quantidade de cachos, entre outros processos de denominação de origem.

Cantina La Togata, na Toscana. Foto: Carlo Paluzzi
Cantina La Togata, na Toscana. Foto: Carlo Paluzzi

O resultado é um vinho potente e elegante, com taninos macios, perfeito para harmonizar com salames, queijos curados, carnes e assados.

Para deixar o turista muito bem informado e complementarmente satisfeito, além da visitação à propriedade, a nova cantina, construída, em 2010, oferece spa com piscina, sala de degustação e um lindo terraço com vista para o vinhedo.

Hotel de Charme La Togata

Toscana, Itália. Foto: Paty Moraes Nobre
Foto: Paty Moraes Nobre

Para estender a visita e desfrutar ainda mais do melhor dessa região em uma verdadeira vila medieval, o La Togata Hotel de Charme, na área de Sant’Angelo in Colle, é perfeito.

Hotel de Charme La Togata. Foto: Paty Moraes Nobre
Hotel de Charme La Togata. Foto: Paty Moraes Nobre

Com opções para casal ou família, as instalações costumam ter até cozinha, ideal para colocar em prática os aprendizados com um jantar ou degustar os demais rótulos da marca, como o prosecco, com um bom aperitivo na varanda.

Prosecco La Togata Glera. Foto: Paty Moraes Nobre