Em sua quinta participação consecutiva, a 55design, referência no design contemporâneo brasileiro, apresenta na SP-Arte, principal feira de arte da América Latina, a coleção Alumiar, desenvolvida em colaboração com o artista plástico piauiense Santídio Pereira. O lançamento estará exposto de 8 a 12 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
A coleção nasce de uma memória de infância do artista: a imagem de uma luz que atravessa superfícies e ilumina o mundo. Essa narrativa poética se transforma em matéria ao ser aplicada em 14 peças do portfólio da marca, com curadoria de Clarissa Schneider, contando também com bordados feitos por artesãs da ONG Orientavida. Por meio de intervenções autorais, Santídio imprime sua linguagem sobre os móveis, estabelecendo um diálogo sensível entre arte e design.
Com técnicas como perfuração e recorte, as peças ganham novas camadas simbólicas e sensoriais. A natureza, através de biomas brasileiros, como a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado e a Amazônia, e o cosmos, temas recorrentes na obra do artista, surgem como elementos centrais, provocando reflexões sobre espaço, percepção e a forma como a luz, real ou simbólica, molda a experiência de quem habita esses ambientes. A natureza, da vegetação ao firmamento, reaparece como território simbólico. Cada trabalho sugere uma reflexão sobre como habitamos o espaço e como a luz, real ou imaginada, desenha o que vemos.
Marcando sua estreia na criação de mobiliário, Santídio Pereira transpõe para o design os elementos poéticos que caracterizam sua produção artística. “Esse projeto fala de luz, de atravessamento, de cuidado. Alumiar é iluminar com delicadeza, como fogo, como estrela, como presença. É exatamente isso que esses objetos tentam fazer: iluminar, não apenas o espaço, mas também quem habita esse espaço”, destaca o artista.
A coleção é limitada, e cada móvel recebe uma intervenção única. Poltronas como Cabaça e Joaquim exploram jogos de sombra e profundidade a partir de camadas de couro perfurado. Já a Tati incorpora bordados que resgatam memórias e o gesto manual, enquanto o banco Mineral recebe aplicações que evocam formas orgânicas e arquétipos naturais.
“Alumiar surge do encontro entre repertórios muito potentes. Convidar o Santídio para intervir em nossas peças foi uma forma de provocar o design a ir além da função e se aproximar ainda mais da arte. É uma coleção que carrega identidade, emoção e originalidade. Cada móvel é, de fato, uma obra única”, diz Ticiana Villas Boas, CEO e fundadora da 55design.
O projeto conta com a colaboração do designer Bruno de Carvalho, da 55design, que atuou na adaptação das estruturas para acolher a intervenção artística de Santídio, ampliando as possibilidades formais e expressivas das peças.
A participação da marca na SP-Arte já se consolidou como uma tradição, reafirmando o compromisso da 55design em promover o diálogo entre arte e design. Nos anos anteriores, a marca apresentou colaborações com artistas como Vik Muniz e J. Borges, fortalecendo sua proposta de integrar a arte ao design contemporâneo brasileiro.
Sobre a 55design
A 55design é uma marca de design contemporâneo brasileiro especializada na criação de peças de mobiliário. Fundada em junho de 2020 por Ticiana Villas Boas, a empresa se destaca pela concepção de produtos exclusivos, desenvolvidos por um time de 17 designers sob a curadoria de Clarissa Schneider. Ticiana acompanha de perto o processo criativo da empresa, unindo rigor técnico à sensibilidade necessária para criar itens de excelência, que são a base da identidade da marca.
Em 2024, a marca inaugurou sua primeira fábrica, em Campinas, com o objetivo de concentrar 100% do processo produtivo, garantindo ainda mais qualidade, agilidade e exclusividade nas coleções lançadas. A loja conceito da 55design está localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, e seu espaço foi projetado pelo Studio Arthur Casas.
Ver esta publicação no Instagram