Apenas o XV de Piracicaba decepcionou o futebol paulista, neste sábado, pela sétima rodada, a última do primeiro turno da Série D do Campeonato Brasileiro. O time de Piracicaba fez um confronto direto pela liderança e perdeu para o Patrocinense, líder e invicto, no Grupo A7. De outro lado, Santo André, Inter de Limeira venceram, assim como a Ferroviária que, enfim, desencantou. A maior goleada dos 11 jogos foi os 7 a 0 do Anápolis-GO, ainda invicto, sobre o Interporto-TO.

No estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio (MG), o XV jogou mal e perdeu por 2 a 0. O time mineiro lidera o Grupo A7, com 13 pontos, seguido agora pelo Crac-GO, com 11, que goleou por 4 a 0 o Operário-MS. O XV caiu para a terceira posição, com nove pontos, mesma pontuação da Inter de Limeira que, em casa, fez 1 a 0 em cima do Maringá-PR, com sete pontos, em sexto lugar.

A Ferroviária renovou a esperança ao golear por 5 a 1 o FC Cascavel, mesmo atuando no Estádio Olímpico, da cidade de Cascavel, no interior do Paraná. O time de Araraquara chegou aos oito pontos, em quinto lugar, agora sem o comando de Elano Blumer, que foi demitido antes, justamente, por não ter vencido ainda na competição. O time paranaense é o lanterna, com seis pontos.

No Grupo A6, o Santo André se recuperou de duas derrotas seguidas ao fazer 2 a 0 sobre o Real Noroeste, em jogo disputado no estádio Bruno José Daniel. O Santo André, com 11 pontos, é terceiro colocado, atrás do Atletic-MG, com 12, e Portuguesa-RJ, com 16 pontos e que ainda vão jogar no domingo. O Vitória-ES fecha o G-4, com 10 pontos, após vencer por 3 a 2 o Nova Iguaçu-RJ, lanterna, com dois.

A maior goleada foi do Anápolis-GO em cima do Interporto-TO por 7 a 0. Uma goleada que, nos tempos de investigações de manipulações, sempre chama a atenção. O Interporto já esteve sob suspeita após a derrota por 4 a 0 para o Ceilândia-DF, na quarta rodada. O Grupo A5 tem a liderança provisória do Anápolis, com 15 pontos, seguido pelo Ceilândia, com 12, e que joga domingo. O Interporto é penúltimo colocado, com quatro pontos, só na frente do Real Ariquemes-RO, com um.

A primeira fase conta com 64 times divididos regionalmente em oito grupos com oito integrantes, que jogam em turno e returno. Ao fim de 14 rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase, em que se inicia o mata-mata até a final, sempre em dois jogos. Apenas os quatro semifinalistas garantem o acesso.

Confira os jogos da 7ª rodada da Série D:

SÁBADO

Atlético-CE 1 x 1 Fluminense-PI

Vitória-ES 3 x 2 Nova Iguaçu-RJ

Santo André-SP 2 x 0 Real Noroeste-ES

Caxias-RS 1 x 0 Camboriú-SC

FC Cascavel-PR 1 x 5 Ferroviária-SP

Patrocinense-MG 2 x 0 XV de Piracicaba-SP

Campinense-PB 1 x 0 Potiguar de Mossoró-RN

Atlético Alagoinhas-BA 1 x 1 Sergipe-SE

Anápolis-GO 7 x 0 Interporto-TO

Inter de Limeira-SP 1 x 0 Maringá-PR

Crac-GO 4 x 0 Operário-MS

DOMINGO

15h

Tuna Luso-PA x Princesa do Solimões-AM

Resende-RJ x Athletic-MG

Concórdia-SC x Aimoré-RS

15h30

Globo-RN x Santa Cruz-PE

São Joseense-PR x Novo Hamburgo-RS

16h

Nacional-AM x São Francisco-AC

Trem-AP x Águia-PA

Tocantinópolis-TO x Cordino-MA

Maranhão-MA x Ferroviário-CE

Pacajus-CE x Nacional-PB

Sousa-PB x Iguatu-CE

Democrata GV-MG x Portuguesa-RJ

Falcon-SE x Jacuipense-BA

Real Ariquemes-RO x União-MT

Brasiliense-DF x Iporá-GO

Operário-MT x Ceilândia-DF

Brasil-RS x Hercílio Luz-SC

17h

Parnahyba-PI x Caucaia-CE

Retrô-PE x ASA-AL

18h

Humaitá-AC x São Raimundo-RR

19h

Cruzeiro-AL x Bahia de Feira-BA