A segunda rodada do FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador terminou, neste domingo (29/11), com dois novos recordes. No masculino, Cesar Picinini levou 15 horas, 46 minutos e 34 segundos para completar as 100 milhas (160,94km) que levam de Barra Mansa à Catedral de Petrópolis, ambas cidades fluminenses, baixando em 57 minutos a marca obtida por Rodrigo Jararaca na etapa anterior, no último domingo (22/11). No feminino, Adriana Rosa completou o percurso em 20 horas, 43 minutos e 48 segundos, baixando em 1 hora e 47 minutos o tempo de Ana Luiza de Faria Matos na etapa inaugural do evento, no dia 13 de novembro.

Mineiro de Barbacena, Rodrigo Picinini, de 39 anos, chegou à Catedral de Petrópolis antes das 10h deste domingo, sob um calor escaldante, que foi apenas um dos obstáculos ao longo das 100 milhas. Após um início promissor no final da tarde de sábado, ele chegou a duvidar se conseguiria completar a prova, mas sua obstinação e o árduo treinamento garantiram ao ultramaratonista o novo melhor tempo da competição.

“No começo da prova, achei que seria fácil, estava correndo tranquilo, mas, por volta do Km 30, comecei a sentir dores musculares e a perder rendimento. No decorrer do trajeto, fui me acostumando com as dores e voltei a correr bem. Foi sensacional e, ao mesmo tempo, doído demais. Estou sentindo dor até no fio de cabelo (risos)”, brincou o recordista, que destacou a importância de sua equipe no trajeto. “Eles me puxaram o tempo todo, não me deixaram fraquejar. Sempre me incentivaram para que eu mantivesse o ritmo. Isso foi essencial. O resultado está aí.”

Primeira desafiante entre as mulheres, a niteroiense moradora da cidade de Rio Bonito Adriana “Drica” Rosa, de 46 anos, teve o auxílio da fé para atingir seu objetivo. Além da técnica, da árdua preparação ao longo dos meses e da equipe sempre a incentivando, ela correu o tempo todo com um terço, e se ajoelhou ao chegar à Catedral de Petrópolis.

“Eu corro sempre rezando. Sempre fiz isso em todas as minhas corridas. Poder chegar aqui e agradecer ao Senhor por essa conquista, a minha primeira 100 milhas, e com esse resultado lindo e positivo, é só gratidão. Isso aqui é coisa de Deus, é muito lindo”, enalteceu ela. “Provinhazinha difícil. A mais difícil que já fiz, porque exige muita concentração. Você tem que saber dosar sua força, porque senão você quebra e a musculatura não aguenta. É uma prova muito boa, gostei muito de fazer. Eu não esperava baixar o tempo da Ana Luiza, que foi maravilhoso.”

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Ainda completaram a prova neste domingo o curitibano Cesar Condrati (em 20 horas, 43 minutos e 48 segundos) e o fluminense de Miguel Pereira Adriano Ribeiro, já na parte da noite (em 25 horas, 54 minutos e 29 segundos). Fluminense de Nova Iguaçu, Davi Marques abandonou a prova no Km 40 por questões de saúde. As entrevistas com os competidores podem ser assistidas nesta segunda-feira na página da prova no Facebook.

Agora, Cesar Picinini e Adriana Rosa estão no topo na corrida pelos prêmios da FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador, que são: US$ 700 (o equivalente a one hundred pounds); gratuidade na inscrição na One Hundred® World Series Brasil 2021 e na One Hundred® World Itália 2021, com direito a despesas das viagens e acesso à área VIP; além de equipamento oficial One Hundred®.

A terceira e antepenúltima etapa acontece no próximo sábado, dia 5 de dezembro. Estarão em ação Cláudia Almeida, Alexsandro Alves, Carlos Gusmão, Márcio Souza e Thiago Moreira. A última etapa será realizada uma semana depois. Para o dia 12, foram selecionados Ligia Almeida, Leonardo Maciel, Isaac Cordeiro, Iazaldir Feitosa e Hugo Gonçalves. Conheça o percurso em https://gps.stopandgo.pro/2.

Sobre a One Hundred®

Organização sediada em Londres, a One Hundred® tem como objetivo mudar o atual paradigma do ultra mountain trail, agregando inovação e tecnologia à construção de uma estrutura padronizada mundialmente. A One Hundred® World Series terá as distâncias de 10 (16km), 25 (40km), 50 (80km) e 100 (160km) milhas, começando por Brasil e Itália em 2021, com expansão para outros países.

Outro foco será a preparação de atletas, com a organização de training camps e edições especiais de corridas, com distâncias mais curtas, em diferentes países, incluindo Brasil. Também serão oferecidos serviços para facilitar o acesso de atletas a treinadores, nutricionistas e equipes de apoio especializadas em mountain trail.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias