Nesta sexta-feira (13), o Antonov AN-124 Ruslan, um dos maiores aviões do mundo, sofreu um acidente. Segundo o Aeroin, a aeronave enfrentou problemas gravíssimos durante o voo, que causaram uma derrapagem de pista durante seu pouso de emergência e gerou danos ao cargueiro peso-pesado.

No início da decolagem, o Ruslan já apresentou problemas. Na subida inicial, quando alcançou cerca de 1800 pés de altitude, teve falha de motor e perdeu o sinal do transponder e a comunicação de rádio.

A aeronave precisou retornar para uma tentativa de pouso na pista do Aeroporto Internacional Tolmachevo, na Rússia, mas passou direto e parou a cerca de 300 metros do fim dela. Segundo relatos de testemunhas, havia fumaça saindo de um de seus motores a jato durante o pouso. Outras pessoas relataram fumaça nos motores nº 3 e 4 (ambos do lado direito) na hora da partida.

Após o pouso malsucedido, foi possível identificar que o Ruslan teve danos em boa parte de seu motor nº 2 (interno esquerdo), na asa e na fuselagem.

Para entender as causas do acidente, o Ministério Público dos Transportes da Sibéria Ocidental abriu uma investigação.