O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, alertou neste sábado (27) que qualquer “agressão” contra seu país provocaria uma “resposta decisiva”, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter defendido a derrubada de qualquer aeronave russa que violasse o espaço aéreo da Otan.
“A Rússia é praticamente acusada de planejar um ataque contra países da Otan e a União Europeia”, declarou Lavrov na Assembleia Geral da ONU.
“A Rússia não tem, e nunca teve, tais intenções. Mas qualquer agressão contra meu país desencadeará uma resposta decisiva. Não deve haver dúvidas sobre isso”, acrescentou.
Oriente Médio
Sobre os conflitos no Oriente Médio, Lavrov acusou Israel de querer explodir todo o Oriente Médio, criticou os ataques israelenses no Irã e no Catar e se opôs aos apelos pela anexação da Cisjordânia.
“O uso ilegal da força por Israel contra os palestinos e suas ações agressivas contra o Irã, Catar, Iêmen, Líbano, Síria e Iraque hoje ameaçam explodir todo o Oriente Médio”, disse o ministro russo.