Saúde da mulher

Na contramão do veto de Bolsonaro, shopping centers arrecadam absorventes para doação

Crédito: Freepik

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, medida prevista no Projeto de Lei 4968/19, aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. A decisão, publicada hoje no Diário Oficial da União, favorece a pobreza menstrual — falta de acesso a produtos de higiene menstrual. 

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Na contramão do veto, a rede Saphyr Shopping Centers, em parceria com clubes do movimento Girl Up Brasil, engaja a #TodosPorElas, uma campanha de arrecadação de absorventes em sete estados do país (Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo). A iniciativa visa reduzir os impactos da pobreza menstrual e alertar sobre a falta de acesso a produtos de higiene íntima. Todo material arrecadado será doado para instituições sociais que cuidam de adolescentes em situações de vulnerabilidade

“A pobreza menstrual impacta jovens no mundo inteiro. Os números mostram que meninas sem acesso a produtos de higiene íntima deixam suas atividades do dia a dia, e muitas vezes são levadas à evasão escolar, alimentando a desigualdade social entre homens e mulheres na fase adulta. Com nossa presença em sete estados, queremos sensibilizar as pessoas para esse desafio, que carrega a desigualdade social de forma estrutural no Brasil”, explica Melissa Ludovico, gerente de Marketing da Saphyr Shopping Centers. 

Dados alarmantes

Dados do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que mais de 4 milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens de cuidados menstruais nas escolas, e uma a cada 10 deixam de assistir aulas quando estão menstruadas. 

Uma pesquisa realizada pela Girl Up Brasil aponta que uma a cada quatro adolescentes não tem condições financeiras de comprar absorventes. Essa situação desencadeia em abandono das atividades e, consequentemente, compromete o aprendizado e dificulta a qualificação profissional na fase adulta, além de causar impactos emocionais.

Pontos de arrecadações

A #TodosPorElas iniciou no dia 1 de outubro e seguirá ativa durante todo o mês. Veja a seguir os pontos arrecadações:

Acre — Via Verde Shopping;

Alagoas — Shopping Pátio Maceió; 

Amazonas — Shopping Manaus ViaNorte; 

Bahia — Shopping Paralela;

Rio de Janeiro — Bossa Nova Mall; 

Roraima — Pátio Roraima Shopping;

São Paulo — Shopping Metrô Tucuruvi, Shopping Granja Vianna, Pátio Cianê Shopping e SuperShopping Osasco.


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