Leandro Torres e Lourival Roldan têm grandes chances de se tornarem, neste sábado, os primeiros brasileiros campeões de uma categoria do Rally Dakar. Eles chegam à última etapa com quase três horas de vantagem na liderança em uma categoria pouco conhecida – e também pouco competitiva – a UTV.

São apenas oito duplas inscritas entre os UTV, que é a sigla para Utility Task Vehicle. Em tradução literal, um “veículo utilitário multitarefas”. A grosso modo, um buggy, intermediário entre um carro e um quadriciclo. A base e o motor são de quadriciclo, mas o veículo tem uma “gaiola”, que protege o corredor tal qual um carro.

Os UTV’s não chegam a ser novidade no Rally Dakar, mas eles eram uma subcategoria (T3.3) da classe T3, dentro da categoria carros. Este ano, pela primeira vez há uma categoria UTV, que teve apenas oito inscritos – mesmo número da T3.3 do ano passado. Só três duplas estão na disputa, entretanto.

Os brasileiros estão na liderança desde a quinta etapa. Em 2016, eles ficaram em quinto no Rally dos Sertões, prova brasileira que teve 31 duplas chegando ao final na temporada passada.