O Mirandés, um clube modesto da segunda divisão espanhola, voltou a surpreender na Copa do Rei nesta quarta-feira, quando eliminou o Villarreal ao vencê-lo por 4 a 2, se classificando pela segunda vez na história às semifinais do torneio.

O clube de Miranda de Ebro, uma cidade de cerca de 35 mil habitantes no norte da Espanha, havia surpreendido outros dois clubes da primeira divisão nas fases anteriores: o cinco vezes campeão Sevilla, nas oitavas de final, e o Celta de Vigo, na etapa anterior.

O Mirandés havia jogador nas semifinais da Copa do Rei na temporada 2011/2012, perdendo para o Athletic Bilbao. E disputou as quartas de final do torneio na temporada 2015/2016. O clube, no entanto, nunca jogou na elite do futebol da Espanha. E está apenas em 11º lugar na segunda divisão, disputada por 22 equipes.

O Villarreal, sétimo colocado no Espanhol, tentava se classificar às semifinais da Copa do Rei pela primeira vez desde 2015, quando caiu para o Barcelona, posteriormente o campeão. Desde então, não atingia mais as quartas de final.

Matheus Aias abriu o placar para Mirandés aos 17 minutos. Os visitantes empataram a partida menos de 15 minutos depois, com Javier Ontiveros. O Mirandés retomou a liderança do placar quando Martin Merquelanz converteu um pênalti marcado após a análise do vídeo nos acréscimos do primeiro. E Santi Cazorla igualou o jogo em outra penalidade, aos 11 da etapa final.

Os anfitriões, porém, voltaram a ficar na frente dois minutos depois. Odei Onaindia, que havia colocado a mão na bola na jogada em que foi assinalado o pênalti para o Vilarreal, conseguiu a sua redenção ao fazer 3 a 2. E Antonio Sanchez selou a vitória nos acréscimos.

O Mirandés era o único clube de fora da elite espanhola classificado às quartas de final da Copa do Rei. E se junta nas semifinais ao Granada, que na terça-feira havia eliminado o atual campeão Valencia. Nesta quinta, o Real Madrid receberá a Real Sociedad e o Barcelona atuará fora de casa contra o Athletic Bilbao.