Está pensando em iniciar seu próprio negócio ou lançar um novo produto, mas não sabe por onde começar? Você se sente receoso em relação à aprovação dos clientes e dos problemas que podem surgir no caminho? O MVP é o conceito que pode fazer a diferença para o sucesso de seu próximo lançamento.

MVP, minimum viable product, ou em português produto mínimo viável, é uma forma objetiva de dizer: gaste o mínimo necessário para colocar o seu produto ou serviço no mercado, busque feedbacks dos clientes, e realize melhorias incrementais. Trata-se de um processo iterativo no qual o produto ou serviço inicial é lançado como teste. Essa versão deve ser produzida com o mínimo de recursos e investimento, antecipando assim o primeiro contato com o mercado e sua validação, antes mesmo do lançamento “oficial” em muitos casos.

Como se trata de um processo iterativo, melhorias no produto ou serviço devem ser realizadas e disponibilizadas ao mercado. Assim, você obtém feedback dos seus consumidores e agrega melhorias a sua ideia. Uma vez que você lance uma nova versão, vá atrás do feedback de seus clientes. Deu para ter uma noção do processo? Lança, melhora, escuta, aprimora e lança novamente, e assim sucessivamente.

Note que o consumidor está no centro do processo do MVP, afinal, é dele que vem o feedback mais importante. O seu produto ou serviço pode parecer bom para você, mas é essencial que ele seja bom e gere valor para consumidor acima de tudo. É fundamental ter isso em mente.

A ideia por trás do MVP parece simples? Isso é porque de fato ela é. Frank Robinson, presidente da americana SyncDev Inc, relatou que “Quando disse pela primeira vez ‘produto, mínimo, viável’ nunca tive que repetir. As palavras se tornaram virais bem diante dos meus olhos”. Apesar de simples, o conceito é muito poderoso. Desde que o termo nasceu diversas empresas do mundo todo já utilizaram a ideia do MVP para seus lançamentos. Especialmente empresas desenvolvedoras de aplicativos e softwares, que utilizam massivamente essa metodologia.

Mas foi após a obra de Eric Ries “The Lean Startup”, publicada em 2011, que o MVP dominou a mente dos inventores de plantão. O livro é voltado para o público empreendedor, e traz o conceito exemplificado em diferentes mercados. Por sinal indico a leitura, afinal, é um bestseller mundial.

Agora voltando ao método, com o constante desenvolvimento do mercado, desenvolver um novo produto ou serviço em períodos muito extensos pode ser um mau negócio. Utilizar o MVP permite ajustes de rota que o cenário atual exige, possibilitando fazer as correções durante o percurso até chegar ao ideal.

A principal vantagem do MVP é conseguir desenvolver o ideal enquanto o negócio está girando. Assim evitamos estrangulamentos de caixa, a ansiedade de implementar uma ideia que a tempos você está tentando tirar do papel e outros problemas. Assim use o MVP como aliado no lançamento de novos produtos e serviços ganhando eficiência.