O bilionário Elon Musk criticou o projeto fiscal de Donald Trump, afirmando estar “decepcionado” com o presidente dos Estados Unidos, já que sua proposta contradiz o trabalho de revisão de gastos realizado pelo Departamento de Eficiência Governamental (Doge).
A declaração foi dada ao CBS Sunday Morning, que divulgou a prévia da entrevista na noite de terça-feira (27).
+ EUA anunciam restrições de vistos que podem atingir Moraes
+ Rússia nega encontro com Trump e Zelensky
“Fiquei decepcionado ao ver o enorme projeto de gastos que aumenta o déficit orçamentário, ao invés de diminuí-lo, o que prejudica o trabalho que a equipe do Doge está fazendo”, disse Musk, que assumiu a pasta em janeiro, mas desde abril vem reduzindo sua participação no atual governo.
Trump, que chamou o projeto fiscal de “grande e bela proposta”, classificando-a como “possivelmente a peça legislativa mais significativa que será assinada na história do nosso país”, conseguiu a aprovação da medida ? que prevê o corte de alguns gastos sociais ? na Câmara dos Representantes na semana passada. Agora, ela precisa ser aprovada no Senado.
No entanto, para os defensores da redução do déficit, como Musk, o projeto poderá aumentar a dívida nacional dos EUA em mais de US$ 3,3 (R$ 18,6 trilhões) na próxima década, segundo estimativas apartidárias.