Roberto Carlos tem algumas musas inspiradoras para suas composições. Ele mesmo admite isso em suas apresentações – embora evite falar o nome das homenageadas. Mas nem todas as canções de amor que ele fez foram inspiradas por uma mulher.
Uma pelo menos foi feita para um ‘muso’, o baterista e percussionista Dedé Marquez, 83 anos, que conhece Roberto desde o começo dos anos 1960.
Trata-se de As Canções Que Você Fez Pra Mim, lançada por Roberto no álbum O Inimitável, de 1968, época que a Jovem Guarda ainda estava em alta. Quem contou essa história foi o próprio Dedé, em entrevista ao podcast Disco Voador, de Ramon Duccini, divulgada nesta quinta-feira, 29.
Dedé conta que, naquela época, morava com Erasmo Carlos em um sítio no bairro de Interlagos, em São Paulo. O músico conta que a cantora e compositora Martinha, também gravada por Roberto, ia até a casa para mostrar suas canções.
“[um dia] Roberto me viu bebendo, meio amuado, lá no sítio. Eu tomava remédio para dormir, cambaleava (…). Aí ele fez essa música, como se eu ouvisse as canções que a Martinha fazia para mim”, conta. A música também é assinada por Erasmo Carlos.
Além de Roberto, com quem se apresentou pelo Brasil e por outros países, Dedé acompanhou Caetano Veloso e gravou compactos durante a Jovem Guarda.
As Canções Que Você Fez Pra Mim também fez sucesso na voz de Maria Bethânia, nos anos 1990, e batizou o álbum que a cantora fez dedicado às composições de Roberto e Erasmo Carlos. Em 2025, Bethânia incluiu a música em seu show em comemoração de 60 anos de carreira.