A música instrumental não foi feita para ser apreciada, obrigatoriamente, em uma grande ópera ou em meio a um ambiente formal. Do erudito ao popular, ela vai muito além de um programa restrito a ‘intelectuais’. É com essa proposta que será realizado, a partir desta quinta-feira, 21, o ‘Festival 4 Estações’, unindo música a intervenções artísticas na Casa das Caldeiras, na zona oeste de São Paulo. A programação gratuita segue até o domingo, 24.

O nome do festival é uma homenagem aos concertos de violino criados por Vivaldi, que serão apresentados pela Camerata Latino Americana, uma das atrações mais esperadas da festa. O grupo sobe ao palco duas vezes no evento – na abertura, às 21h, e no encerramento, às 20h – acompanhada sempre por projeções de vídeo.

A programação vai apostar na experimentação, priorizando ritmos como afrobeat, funk, soul, cumbia e música eletrônica. No sábado, destaque para a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana e seu ska-reggae, e, no domingo, para a animação da Orquestra Voadora e o som transcendental do Pedra Branca.