Museu da Língua Portuguesa abre exposição ‘FUNK: Um grito de ousadia e liberdade’

Mostra temporária com 473 obras destaca a história e a influência do gênero musical sobre a língua, as artes visuais e a moda

Divulgação.
Museu da Língua Portuguesa abre exposição ‘FUNK: Um grito de ousadia e liberdade’. Foto: Divulgação.

O Museu da Língua Portuguesa apresenta a nova exposição temporária “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, que abre suas portas para receber o público a partir deste sábado, 15 de novembro, e segue até agosto de 2026. Localizado na Estação da Luz, região central da capital paulista, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Com curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado, a exposição apresenta e articula a história do funk para além da sua sonoridade, evidenciando sua origem na matriz cultural urbana, periférica, a sua dimensão coreográfica, as comunidades, e os seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos no imaginário constituído em torno dele. Concebida originalmente pelo Museu de Arte do Rio (MAR), onde ficou um ano e meio em cartaz conquistando sucesso de público e crítica, a exposição debate o papel do funk nos repertórios linguísticos, artísticos e afetivos.  

Para isso, a exposição contará com 473 obras, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais. Na versão apresentada no Museu da Língua Portuguesa, o projeto terá conteúdos exclusivos sobre o funk paulista. Entre eles, o acervo da memória da FUNK TV, produtora do bairro da Cidade Tiradentes, berço do movimento na capital. Trabalhos de artistas contemporâneos como Panmela Castro, Rafa Bqueer, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Rafa Black, Brenda Nicole, Tiago Furtado e Markus CZA, entre outros, também estarão em exibição.   

A exposição temporária “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade” conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; e apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco e da CAIXA. Concebida pelo Museu de Arte do Rio, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.

Serviço

Exposição temporária “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”

De 15 de novembro de 2025 a agosto de 2026
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A                                                 

Venda de ingressos na bilheteria e pela internet . Acesse clicando aqui.