Cultura

Museu a céu aberto

Com exposições adiadas, é possível apreciar grandes obras em galerias alternativas: as ruas das cidades brasileiras. O site “Arte Fora do Museu” traz bons roteiros e o maior acervo de criações urbanas e arquitetônicas do mundo

Crédito: Divulgação

SEM TÍTULO SANTOS, SP A escultura em aço de Tomie Ohtake com 15m de altura é uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil e foi inagurada pelo Príncipe Naruhito, do Japão, em 2008 (Crédito: Divulgação)

A pandemia prejudicou os museus do mundo, mas ainda é possível apreciar belas obras de arte em ambientes bastante acessíveis: os espaços públicos do País. Com mais de 1.200 obras catalogadas no Brasil, além de 800 no exterior, o site “Arte Fora do Museu” reúne o maior acervo de arte urbana e arquitetura do planeta. Os trabalhos estão divididas em projetos arquitetônicos, esculturas, murais e obras de “street art”.

Além de servir de guia para quem quiser visitar as obras in loco, o site sugere roteiros temáticos. “Arquitetura Moderna Paulistana”, por exemplo, recomenda prédios como o Museu Brasileiro de Escultura (Mube), de Paulo Mendes da Rocha, e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, de Vilanova Artigas, entre outros. São Paulo, com 600 obras citadas, foi o berço do projeto criado pelos jornalistas Felipe Lavignatti e André Deak. “Vimos que, com algumas exceções, as obras de arte expostas nas ruas não tinham identificação”, diz Lavignatti. “Começamos a disponibilizar informações online, já que não podíamos colocar placas do lado de uma escultura, um prédio ou uma parede com graffiti.” Se o site já servia como guia turístico antes da pandemia, a tendência é que a população valorize ainda mais esses museus a céu aberto.

Gerson Nascimento

 

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel