O tenista escocês Andy Murray, ex-número 1 do mundo e atual número 68, se classificou para a final do ATP 250 de Stuttgart ao derrotar neste sábado o australiano Nick Kyrgios.

Murray fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-5) e 6-2, em pouco mais de uma hora de partida.

No início do segundo set, Kyrgios perdeu a cabeça, quebrou a raquete e teve uma discussão quente com um grupo de espectadores.

Tal comportamento custou ao australiano uma penalização de um ponto e depois de um game. A partir daí, ele se ‘desconectou’ do jogo.

“O primeiro set foi difícil e a parte final foi crucial. O segundo não foi tão divertido de jogar, para ser honesto. Não foi muito disputado”, admitiu Murray depois da vitória. “Já não tinha mais jogo, realmente”.

Depois da partida, o Kyrgios denunciou no Instagram ter sido alvo de insultos racistas, razão pela qual discutiu com pessoas do público.

“Quando isso vai parar? Ter que lidar com insultos racistas da público?”, escreveu o australiano.

“Entendo que meu comportamento não é o melhor todo o tempo, mas ‘sua pequena ovelha negra’ e ‘cale a boca e jogue’ não são comentários aceitáveis”, acrescentou.

Murray enfrentará no domingo na decisão o italiano Matteo Berretini, que na outra semifinal bateu o alemão Oscar Otte.

Esta é a segunda final na temporada para o escocês, que também foi finalista no torneio de Sydney, em janeiro. Ele não vence um torneio no circuito desde o ATP 250 de Amberes, em outubro de 2019.

Resultados do dia do torneio de tênis de Stuttgart:

. Simples masculino – Semifinais:

Andy Murray (ESC) derrotou Nick Kyrgios (AUS) 7-6 (7/5), 6-2

Matteo Berrettini (ITA) derrotou Oscar Otte (ALE) 7-6 (9/7), 7-6 (7/5)

cpb/dam/mcd/cb