O evento-teste do atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio começa sábado, no Engenhão, com 13 finais no primeiro dia do torneio, válido como Ibero-Americano. O Brasil será representado por 31 atletas ao longo do dia, com destaque para Fabiana Murer. Ela é favorita à medalha de ouro no salto com vara, a partir das 18h15.

A brasileira não vai precisar de muito esforço para vencer. Terá só quatro rivais, sendo duas argentinas, uma porto-riquenha e a brasileira Joana Costa. Diamara Plamell, de Porto Rico, é quem tem resultado mais expressivo na carreira: 4,50m, altura que Fabiana Murer costuma alcançar com facilidade.

Por isso, o Ibero vai ter outro foco para Murer: “Não estou 100% preparada porque ainda estou numa fase de treinamento muito forte. O objetivo fazer o reconhecimento do local de competição da Olimpíada”, contou.

O evento-teste começa às 9h30, com os 100m do decatlo. Depois, é a vez dos 100m no masculino e do salto em altura feminino. Na maioria das provas, o Brasil é favorito, o que deve render uma chuva de medalhas. Cuba, que poderia fazer frente aos donos casa, não trouxe seus melhores atletas.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias