Mundo caminha para aquecimento de 2,5ºC, alerta ONU antes da COP

PARIS, 4 NOV (ANSA) – Às vésperas da COP30 em Belém, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou nesta terça-feira (4) que os compromissos climáticos assumidos pelos países até o momento podem levar a um aquecimento global de 2,3°C a 2,5°C até o fim deste século, muito acima da meta de 1,5ºC adotada pela comunidade internacional.   

A projeção, publicada no Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2025, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), adverte que cumprir as metas adotadas há 10 anos no Acordo de Paris, limitando o aquecimento global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais, “requer cortes rápidos e sem precedentes nas emissões de gases de efeito estufa, acima dos planos atuais”.   

Segundo o documento, as emissões em 2030 teriam que cair 25% em relação aos níveis de 2019 para uma meta de 2°C, e 40% para atingir 1,5°C.   

“As nações tiveram três tentativas para cumprir as promessas feitas no âmbito do Acordo de Paris, e elas erraram o alvo”, disse a diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, acrescentando que “embora os planos climáticos nacionais tenham alcançado algum progresso, ele está longe de ser rápido o suficiente”.   

“O mundo não conseguirá evitar ultrapassar o limite climático de 1,5°C , mas deve se comprometer para que isso seja o mais breve possível”, ressaltou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.   

Ainda de acordo com o relatório, as emissões de carbono aumentaram mais de 2,3% em 2024, impulsionadas pela Índia, China, Rússia e Indonésia.   

Já as emissões da União Europeia têm registrado diminuição, enquanto as dos Estados Unidos, que devem sair do Acordo de Paris no ano que vem, seguem em alta. (ANSA).