O estado de São Paulo inicia, na próxima segunda-feira (3), a Campanha de Multivacinação em seus 645 municípios, com foco em menores de 15 anos. Em um esforço ampliado, as cidades de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo também oferecerão reforço vacinal contra o sarampo para pessoas entre 6 meses e 59 anos.
O que aconteceu
- A campanha de multivacinação começa em 3 de junho em todos os 645 municípios de São Paulo, visando menores de 15 anos.
- As cidades de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo estendem a ação para a população de 6 meses a 59 anos, com foco no reforço contra o sarampo.
- O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) confirmou o 15º caso de sarampo em 2026, indicando a necessidade de intensificar a cobertura vacinal.
A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes aos postos de vacinação com a caderneta, permitindo que as equipes verifiquem as doses indicadas conforme a faixa etária e o histórico vacinal.
Quais vacinas estarão disponíveis?
Entre os imunizantes ofertados durante a campanha estão: BCG; hepatite B; pentavalente; poliomielite inativada; rotavírus; pneumocócica 10-valente; meningocócica C; meningocócica ACWY; influenza; Covid-19; febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela; DTP; hepatite A; e HPV.
Situação do sarampo no estado
Nesta quinta-feira (30), o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do estado confirmou o 15º caso de sarampo no estado em 2026. O registro ocorreu em Guarulhos, referente a uma criança sem histórico de vacinação contra a doença.
Nas três cidades que ampliam o público-alvo, será oferecida a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Para as crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, a aplicação é considerada “dose zero” e não substitui as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação aos 12 e aos 15 meses.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, dados preliminares de 2026 indicam uma cobertura de 77,5% para a primeira dose e de 65,5% para a segunda dose da tríplice viral no estado. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% para cada uma das doses.
“A atualização da caderneta é fundamental para proteger crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis. Diante do cenário do sarampo, a estratégia ampliada nos três municípios busca aumentar rapidamente a proteção da população e reduzir o risco de transmissão”, afirma Tatiana Lang, diretora do CVE.