Milhares de ingleses se reuniram nas ruas da cidade de Ashington, no norte da Inglaterra, nesta terça-feira para acompanhar o funeral de Sir Jack Charlton, campeão do mundo como jogador com a Inglaterra em 1966 e lendário treinador da seleção Irlanda.

Irmão de outro mito do futebol inglês, Bobby Charlton, o ex-zagueiro faleceu em 10 de julho aos 85 anos, poucos dias antes do Leeds United, o único clube que em atuou em toda carreira como jogador (mais de 600 jogos entre 1952 e 1973 ), ter retornado à Premier League (primeira divisão do futebol inglês) após 16 anos.

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Ao assumir a carreira de técnico após deixar os gramados, Sir Jack este à frente do Middlesborough, Sheffield Wednesday e Newcastle, antes de se tornar treinador da seleção da Irlanda de 1986 a 1996, que ele classificou para suas duas primeiras Copas do Mundo (1990 e 1994) e para a Euro- 1992.

O cortejo fúnebre pelas ruas da cidade inglesa tinha à frente um músico tocando uma gaita de fole e uma grande coroa de flores enviada por seu irmão Bobby, 82 anos, e também campeão mundial em 1966, que não pôde comparecer devido ao seu delicado estado de saúde, informou a família.

Milhares de cidadãos aplaudiram a passagem do cortejo, alguns usando máscaras e outros chorando.

“O termo lenda às vezes é aplicado de forma errada, mas certamente não nesse caso em particular”, disse um porta-voz do Ashington Football Club.

O caixão estava coberto com três bandeiras: da Inglaterra, da Irlanda e do Leeds United.

pi/jw/lp/mcd/lca


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias