ROMA, 09 DEZ (ANSA) – A cidade de Roma acendeu na noite deste domingo (8) sua tradicional árvore de Natal, que desde 2017 recebe o carinhoso apelido de “Spelacchio” (“pelado”, em tradução livre).   

O nome ganhou o gosto popular em dezembro daquele ano, quando a Prefeitura instalou no centro histórico um pinheiro pouco exuberante, com ramos secos e folhagem esparsa.   

A árvore de Natal de 2017 virou piada no mundo inteiro, ainda mais por ter custado quase 50 mil euros. As autoridades explicaram na época que a árvore havia entrado em processo de decomposição após ter sido replantada – ela era proveniente do extremo-norte da Itália.   

Em 2019, no entanto, o pinheiro natalino apresenta um aspecto frondoso e recebeu a iluminação de 80 mil lâmpadas de LED e mil enfeites, principalmente cristais de gelo e esferas.   

A árvore foi inaugurada em uma cerimônia presidida pela prefeita Virginia Raggi, que adotou o apelido dado em 2017. “Finalmente estamos aqui para acender a Spelacchio, a árvore mais famosa do mundo. Ela ficará acesa 24 horas por dia, até 6 de janeiro”, disse.   

Como de costume, o pinheiro foi colocado na Piazza Venezia, situada em frente ao Altar da Pátria e que foi tomada por moradores e turistas ansiosos para vê-lo iluminado. A árvore é financiada totalmente pelo serviço de streaming Netflix, que se solidarizara com a aparência desoladora da Spelacchio de 2017.   

(ANSA)