Reprodução da mensagem de Rivaldo para Neymar no Instagram

O ex-jogador Rivaldo, pentacampeão mundial e eleito melhor do mundo em 1999, saiu em defesa de Neymar num post publicado em seu perfil no Instagram. Nele, o craque pernambucano mandou o seguinte recado:  “Neymar JR, jogue como sempre jogou e não se preocupe com os comentários dos outros países, porque muitos já estão em casa…”. A mensagem veio de um atleta que já foi multado pela Fifa por simular uma agressão que não ocorreu daquele jeito. 16 anos atrás, Riveldo foi Neymar. Por isso saiu em defesa do ídolo do time de Tite.

O Brasil vencia a Turquia, na abertura da Copa do Mundo de 2002, e Rivaldo esperava pela bola para bater um escanteio. O turco Hakan Unsal, irritado com a demora, chutou a bola na direção do brasileiro. A bola bateu no braço, pouco acima de cintura. Rivaldo caiu no chão com as mãos no rosto. O juiz caiu na conversa e mostrou o cartão vermelho para Unsal. Depois, com a ajuda do vídeo, a Fifa puniu Rivaldo pelo fingimento em pouco mais de US$ 7 mil.

Neymar exagerou na cena depois de ter levado um pisão do mexicano  Miguel Layun fora do campo? O técnico Juan Carlos Osorio achou que sim e criticou muito o atacante brasileiro. As reações do número 10 do Brasil, depois de sofrer faltas viraram debate envolvendo ex-goleiro da Dinamarca, ex-atacante e comentarista inglês Linneker começou dizendo que ele tinha a menor tolêrancia à dor entre todos os jogadores da Copa, jogadores de outras seleções e outros personagens, como o alemão Lothar Matthaus, disseram que o atacante estava dando mau exemplo para os fãs dele.

Ronaldo, o Fenômeno, disse nesta quarta-feira que Neymar sofre com a rapidez e quantidade de Memes na Internet. Mas evitou comentar sobre o que os estrangeiros chamam de “play acting” (jogo fingido). Preferiu elogiar o ex-contratado dele, quando tinha uma empresa de imagem e gerenciamento de carreiras: “Ele é meu amigo e gosto demais do jogo dele. Se quiser ser o melhor do munfo no final do ano, terá que conquistar a Copa do Mundo”, disse.

Matthaus e Ronaldo apontaram para a grande novidade da Copa do Mundo na Rússia. “O M’ Bappe é a alternativa mais jovem. Ele pode sair daqui como o melhor do mundo”, disse o alemão. “Eu amo o jeito como ele joga. Ele é tão jovem, tão veloz. É muito bom”, disse R9.

No mesmo post, Rivaldo também elogiou Neymar. “Se tiver que driblar, drible. Se tiver que dar chapéu, dê. Se tiver que fazer gol, faça. Se tiver que cair com as faltas, caia. E se tiver que ganhar tempo no chão, ganhe. Porque todos fazem o mesmo. O problema é que você é o cara da Copa e ídolo do nosso país e infelizmente isso está incomodando muito gente, eu não sei por quê. Vai pra cima, como sempre e continue nos encantando com teu futebol”, aconselhou.