O Dia

Mulheres em situação de rua participam de “Dia D” de prevenção do câncer de mama

Foram discutidas questões da saúde da mulher, física e emocional

Petrópolis – Dentro da programação da Campanha do Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, o Consultório de Rua realizou nesta segunda-feira, na Casa da Cidadania, o “Dia D”. Mais de 30 mulheres participaram da roda de conversa com psicólogos, enfermeiras e dentistas, além da representante do Gabinete da Cidadania, Monik Cornelsen, e da coordenadora do Cram e madrinha da Campanha Outubro Rosa, Cléo de Marco.
 
Com diversas ações para as mulheres que estão em situação de rua, o evento aconteceu em parceria com a secretaria de Assistência Social, Gabinete da Cidadania, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Caps Ad III e APPO. Na ocasião, foram abordadas questões da saúde da mulher, física e emocional, violência doméstica, orientações sobre o autoexame e o câncer de mama.

“O objetivo da ação, além de conscientizar e estar próximo a elas é criar este vinculo de confiança para que possamos dar continuidade no trabalho que realizamos nas ruas. Promovemos todo o cuidado com a nossa equipe multidisciplinar para acompanhar essas pessoas”, destacou a coordenadora do Consultório de Rua, Márcia Medrado.

A ação ofereceu também banho, roupa, calçado, corte de cabelo, manicure, e um lanche de confraternização. A equipe do Consultório acompanha as pessoas em situação de rua trabalhando com empreendedorismo social, para que elas retornem ao mercado de trabalho.