Uma das finalidades do tráfico de pessoas, é a exploração sexual. Abordamos sobre esse crime cruel que está espalhado pelo mundo todo, além de conferir dados e a participação de Adriana Duarte, conhecida como ‘Mana’, é cientista social e coordenadora do Coletivo Mulher Vida, e Wladimir Reis, coordenador geral da ONG GTP+.

Através da quirologia, Adriana Duarte, abordando prostitutas da praia de boa viagem, tenta se aproximar desta realidade, afinal prostituição não é crime, mas é muito diferente de exploração sexual:

“Eu chego pra trabalhar com elas para ler as mãos delas, levávamos o nosso serviço para mulher adultas e o nosso serviço era holístico porque entendemos que mulheres da praia de boa viagem eram mulheres tão feridas e machucadas que não sentiam acolhidas por nada que a sociedade ofertava, porém elas sempre gostaram do futuro. E a gente pensou em oferecer algo a essas mulheres que fizessem elas se encantar, e eu vou trabalhar minha vida toda por elas, porque elas me permitiram ver as marcas da violência”, compartilhou Mana.

Na Paraíba, é comum que meninos se despertem para ser travesti quando crescessem, tudo isso graças a realidade trágica da região.

A violência sexual é dividida em, abuso sexual que pode acontecer dentro e fora da família, e também exploração sexual que tem quatro categorias, entrega elas o tráfico de pessoas para fim de exploração sexual, explica a coordenadora do Coletivo Mulher Vida:

” A primeira, prostituição, a segunda exploração sexual na internet, a terceira o turismo sexual, e a quarta tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Percebe que precisamos lidar com exploração sexual, primeiro sabendo tipificar as categorias, porque cada categoria irá apresentar um crime específico, entendendo que o tráfico de pessoas para fins sexuais pode estar implicado também relacionado ao tráfico de órgãos por exemplo, então vai ter um conjunto de redes ilícitas que vai se interlocutar”

Vale ressaltar que o tráfico de pessoas está relacionado as seguintes finalidades:

  • Adoção ilegal;
  • Remoção de orgãos;
  • Trabalho em condições análogas a escravidão;
  • Exploração sexual;
  • Casamento servil.

Ouça o episódio completo e saiba mais sobre esse crime.