Trabalhar com cinema em Hollywood não é para amadores, e foi lá que a brasileira Karmel Bortoleti conseguiu lançar seu primeiro longa-metragem, ‘Heartless’, como produtora e diretora. Ela construiu uma carreira sólida como modelo, viajando o mundo a trabalho e reunindo bagagem para esse momento tão esperado no audiovisual.  

Jogue Karmel Bortoleti na internet, você encontrará uma mulher forte, empoderada, mãe solo de três filhos lindos, que inclusive estavam presentes durante a entrevista exclusiva que a produtora concedeu para a IstoÉ Mulher. Um de seus pequenos aparece beijando com carinho o rosto da mãe e questionando sobre coisas da casa. 

Mas a história de Karmel começou antes, em Recife, onde aos 14 anos iniciou sua carreira modelando para marcas como Maybelline, até conseguir contratos internacionais e ir morar com a mãe no Japão, Itália e agora Estados Unidos. Sua carreira é agitada não apenas como modelo, mas também como atriz. Seu foco agora não é mais estar na frente das câmeras, mas sim, produzindo. 

“Minha meta é fazer mais filmes, continuar crescendo e realmente me tornar uma grande produtora aqui. Eu amo o que eu faço, não me imagino fazendo outra coisa. Gosto de atuar também, mas não é minha prioridade, a mesma coisa com a carreira de modelo. Ainda trabalho muito como modelo, mas meu foco é 100% produção executiva. Eu quero ter um estúdio, quero crescer muito aqui e produzir muito!”, complementa Karmel. 

 

Desafios no audiovisual americano 

 

Dos desafios vividos nos Estados Unidos, a empresária disse que o mais difícil é ser mulher em meio a um mundo ainda muito masculino e que, apesar de ser imigrante, o que mais dá trabalho é mostrar que ela não é apenas um rosto bonito. 

“O preconceito aqui é muito grande, e eu sinto isso em relação à minha carreira como uma produtora mulher. É um absurdo, já estamos em 2023 e ainda existe essa guerra, esse ranço entre mulher e homem”, desabafa. 

Um exemplo dessa diferença entre diretores homens e mulheres é o filme Barbie, que, pela primeira vez, um longa dirigido por uma única mulher liderou as vendas de bilheteria.

Quando falamos sobre audiovisual, falamos sobre ser autônomo e empreender. Para Karmel, todas as etapas do processo de produzir um filme são importantes, com destaque especial para a parte de captação de recursos. “Eu sou a pessoa que levanta o capital, parte mais difícil, sem dúvidas, porque os investidores não te dão muita credibilidade, ainda mais por ter um background de modelo, isso às vezes parece me descredibilizar de certa forma. Leva um tempo pra eu quebrar esse julgamento, esse preconceito de trás, mas, assim que eu quebro, acabou!”

 

Empoderamento feminino 

 

Com seu dia a dia de produtora executiva, Karmel inspira suas seguidoras a levarem a vida com coragem, enfrentando os desafios e não colocando ainda mais obstáculos na frente do caminho. 

“Estou numa área em que sou autonoma, tenho três filhos, eu acho bacana falar sobre isso, acho que ajuda tantas mulheres em seu próprio processo… Eu vejo as mulheres com filhos e com medo de desbravar o mundo. Para! Vai pra frente! Eu quero que as mulheres sonhem mais”, comenta.

Karmel é presença confirmada no evento Desert Women Summit, que leva lideranças brasileiras ao Marrocos, para uma imersão de autoconhecimento de debate sobre políticas publicas, ESG, empoderamento e saúde. 

 

Mais sobre suas produções 

 

Heartless

O filme retrata as emoções e sentimentos na Ucrânia devastada pela guerra e seus cidadãos deslocados. É um filme fascinante, mostrando o impacto da guerra e o custo humano que ela causa. O filme já ganhou vários prêmios e recebeu convites para muitos dos principais festivais de cinema. 

Com esse documentário, ela começou sua carreira de produtora com o pé direito. Parte da finalização do filme foi feita pelo estúdio de criação Axon Content em São Paulo. 

“Acho que a maior vitória que eu tive por agora foi nesse meu primeiro filme da minha vida, que comecei a produzir não tem nem dois anos. Ele acabou de fazer um ano e meio, e logo de cara eu já vendi e está na Apple TV e na Amazon Prime”, comemora a produtora e diretora. 

 

The Abode

Karmel produziu junto com o produtor André Alvez o filme de terror ‘The Abode’, que se passa em 1800, com um jovem americano chamado Talako, pego com a esposa de um pirata impiedoso que o jura de morte. Testemunhando a execução de Talako, a esposa de Redbeard, Lara, se enforca e a história se desenrola com o espírito de Talako. 

 

Unfelt 

Um thriller psicológico. Além de produzi-lo, Karmel atuou ao lado de Timothy V. Murphy, conhecido por seus papéis em National Treasure e Disney’s Lone Ranger. Será lançado agora pela Apple TV, neste segundo semestre. 

Hoje a produtora está trabalhando em mais dois filmes, uma comédia e um drama. A ideia é que sejam finalizados até o final deste semestre, completando a meta de 5 longas por ano. E, se isso não bastasse, Karmel já deixa uma chamada para seu próximo lançamento, um thriller chamado ‘Glasgow’, que estreia em alguns meses. 

 

Família também é conteúdo 

 

E ela não para. Karmel é autora de um livro infantil chamado “Lucid Dream”, que ela co-escreveu com seu filho de 12 anos João Bortoleti. O livro é dedicado a todas as crianças ao redor do mundo que se sentiram excluídas, marginalizadas ou julgadas. É uma obra poderosa e edificante sobre um menino que nasceu com paralisia cerebral.

“Imagina, nós estávamos de férias em casa, os meninos não saiam no videogame, aí eu cansei! Parei tudo, dei um caderninho pra cada um e pedi que escrevessem o que viesse à mente durante uma hora por dia. Como eu ria desses meninos, até que João falou sobre ‘lucid dream’.”

Com o livro chamando a atenção do mundo literário, ela começou a adaptá-lo para uma série de televisão. 

Como um último recado, Karmel inspira quem sonha em entrar na área: “Olha, persista! Você precisa ser muito perfeccionista no seu projeto, ter um algo bem amarrado, uma história boa e acreditar no que é seu, ser persistente. Vá e bata nas portas, uma hora elas vão se abrir”, finaliza.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.