Mulher é investigada na Itália por criar certidão de casamento falsa com IA

COMO, 11 DEZ (ANSA) – Uma bancária de 54 anos, moradora de Saronno, na província de Varese, está sendo investigada por falsificação de documento após apresentar uma certidão de casamento falsa, supostamente produzida com auxílio de inteligência artificial (IA), para celebrar sua união com um novo parceiro.   

O caso, relatado pelo jornal “Il Giorno” nesta quinta-feira (11), veio à tona depois que uma testemunha da cerimônia desconfiou da documentação apresentada.   

Segundo a publicação, o casamento foi realizado em 25 de outubro, em um salão de eventos em Rovellasca, na província de Como, com direito a cerimônia, banquete e festa.   

Dias depois, os noivos pediram a uma das testemunhas que assinasse a certidão de casamento. O documento, no entanto, chamou a atenção do convidado, que decidiu procurar o cartório de registro civil de Rovellasca para verificar sua autenticidade.   

No cartório, ele descobriu que a noiva, cuja identidade não foi revelada, realmente era casada ? mas com outro homem. Diante da irregularidade, a testemunha procurou os carabineiros e apresentou uma denúncia.   

As autoridades agora investigam a possibilidade de que a certidão apresentada pela mulher tenha sido criada por meio de um software de inteligência artificial.   

O atual parceiro da suspeita, também um morador da região de Saronno e da mesma idade, aparentemente desconhecia a situação.   

Confrontada, a mulher teria afirmado que estava separada há anos, mas que ainda não havia conseguido formalizar o divórcio.   

(ANSA).