TERNI, 16 ABR (ANSA) – Uma mulher de 50 anos, residente no município de Terni, na região italiana da Úmbria, foi diagnosticada com dengue e hospitalizada após retornar de uma viagem ao Brasil.   

O novo caso da doença foi registrado nesta terça-feira (16) no hospital “Santa Maria” e notificado à Autoridade de Saúde Local.   

Até o momento, não há detalhes sobre o estado de saúde da paciente nem sua identidade.   

Em nota, o Serviço Sanitário Regional da Úmbria informa que, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Prevenção, Vigilância e Resposta às Arboviroses, a autoridade de saúde local propôs ao prefeito de Terni uma desinfestação extraordinária contra mosquitos da área após o diagnóstico.   

O objetivo é prevenir potenciais infecções secundárias transmitidas pelo Aedes albopictus – denominado mosquito tigre -, vetor responsável pela transmissão do vírus.   

Segundo a gestão ambiental da cidade, uma desinfestação de mosquitos será realizada com nebulizador nas ruas e nas áreas próximas à Strada San Martino.   

Há mais de um mês, a Itália aumentou o nível de alerta para pessoas que chegam da América do Sul, pedindo a máxima atenção não só nos aeroportos, mas também nos portos marítimos, especialmente para cargas de mercadorias importantes provenientes de países onde existe o risco de contrair a doença.   

No início de abril, inclusive, um jovem italiano também foi diagnosticado com dengue em Gênova depois de retornar de uma viagem pela Argentina. (ANSA).