Katie Stubblefield, de 22 anos, se tornou a mulher mais jovem nos EUA a conseguir transplantar a face e é considerada um sucesso da medicina de ponta.

A jovem passou por uma cirurgia de 31 horas para conseguir ganhar um rosto novo. Ela teve a face deformada após tentar suicídio com um tiro de rifle sob o queixo quando tinha 18 anos. Katie passou ainda por mais três grandes operações de revisão, além de fazer terapia física, ocupacional e fonoaudilógica.

Em entrevista para um documentário da National Geographic neste mês, ela falou sobre a sensação de ter uma nova face: “Eu sou capaz de tocar meu rosto agora, e é incrível”.

Durante dois anos após a tentativa do suicídio, os médicos foram pouco a pouco reconstruindo uma nova face e mandíbula. Para isso, eles utilizaram parte de um osso da perna e do calcanhar, remodelando o tecido da coxa e implantes de titânio – utilizando um modelo impresso em 3D da face da irmã mais velha de Katie.

A operação substituiu quase 100% do tecido facial da jovem, incluindo músculos e pele faciais, maxilar inferior e parcial e dentes, órbitas oculares, parte dos nervos do rosto e testa, couro cabeludo, pálpebras, nariz e bochechas.

https://twitter.com/haseebsl98/status/1029654296902676480