Uma mulher deu à luz no meio da rua na zona oeste do Rio na quinta-feira (10), segundo o G1 e a TV Globo. Dhassyla Pinheiro Silva chamou uma ambulância do Cegonha Carioca, programa da Prefeitura do Rio, e esperou por três horas.

Funcionários do programa, que auxiliam grávidas do pré-natal ao parto, afirmam que estão sem receber. Um deles contou ao G1 que dois dos 12 veículos utilizados ficaram parados por falta de combustível na última semana.

Com dores, Dhassyla acionou o programa Cegonha Carioca por volta de 5h da manhã de quinta-feira (10). Às 8h, segundo marido dela, o veículo ainda não tinha chegado. Ele, então, pediu ajuda na rua e dois irmãos se prontificaram a ajudar a gestante. Após o parto ser realizado na rua, a ambulância chegou e levou Dhassyla com a criança para um hospital.

Questionada sobre as denúncias dos funcionários, a Secretaria Municipal de Saúde garante que o programa está funcionalmente normalmente. “As gestantes que precisarem do serviço na hora de ir para a maternidade podem solicitá-lo pelo número de telefone informado durante o pré-natal. As ambulâncias estão sendo abastecidas, e a secretaria trabalhar para regularizar os repasses ao contrato do Cegonha Carioca”, diz a nota.