Uma mulher diabética de 59 anos de idade perdeu três dedos do pé enquanto esperava por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde no Guarujá, litoral de São Paulo. De acordo com a filha da vítima, que deu entrevista ao g1, a mãe deu entrada no local no dia 7 de abril com um ferimento no pé. Por ser diabética, ela tem dificuldade no processo de cicatrização, o que fez com que o pé da vítima começasse a necrosar.

+ OMS monitora casos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças do Reino Unido

Pela primeira vez filhos mais velhos do Príncipe William e Kate Middleton participam de cerimônia de Páscoa Real

Ela esperava por uma vaga no Hospital de Santo Amaro, que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas a ferida infeccionou nesse tempo. “Os médicos diziam que não tinha o que fazer”, disse a filha. “Ela precisa fazer a cirurgia com urgência”, continuou, alegando que após os 3 dedos necrosarem, o cheiro do pé de sua mãe ficou insuportável pela decomposição dos membros.

A mulher chegou a ser transferida, mas como o processo de necrose avançou para o resto da perna, ela precisará de uma cirurgia de amputação, tirando o pé direito ou até mesmo metade da perna da paciente. “O sistema de saúde está passando por um momento complicado e quem ‘paga o pato’ são os que mais precisam”, desabafou a filha.