Número 6 do ranking mundial, Garbiñe Muguruza abandonou o Torneio de Linz, na Áustria, nesta sexta-feira, depois de lesionar o tornozelo esquerdo durante partida contra a suíça Viktorija Golubic, pelas quartas de final do torneio. No momento da desistência, o terceiro set estava empatado em 4/4. A espanhola havia vencido o primeiro por 7/5 e perdido o segundo por 6/3.

Campeã em Roland Garros este ano, Muguruza estava caminhando para a vitória, com 4/2 no terceiro set, quando se machucou. Ela ainda jogou dois games no sacrifício, mas não suportou as dores e preferiu desistir.

Mais cedo, graças a outros resultados, ela havia se tornado a sexta tenista a se garantir no Masters da WTA. Antes dela, também haviam se classificado a alemã Angelique Kerber, líder do ranking mundial, a norte-americana Serena Williams, a romena Simona Halep, a polonesa Agnieszka Radwanska e a checa Karolina Pliskova.

Próxima da fila para conseguir uma vaga, a norte-americana Madison Keys está na semifinal em Linz. Terceira cabeça de chave, ela passou fácil nesta sexta-feira pela francesa Oceane Dodin, número 89 do ranking mundial, que veio do qualifying. A partida foi resolvida em dois sets, com duplo 6/3. Na semi, Keys joga contra Golubic, que está apenas na segunda semifinal da carreira e, no domingo, dia da decisão, completa 24 anos.

Na outra semifinal, Dominika Cibulkova encara Carla Suarez Navarro, respectivamente segunda e quarta cabeças de chave.. A eslovaca venceu a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/4, enquanto a espanhola passou por Denisa Allertova, da República Checa, por 2 a 1 (6/4, 4/6 e 6/2).