Era um jogo cercado de expectativa por parte da torcida. A anfitriã Garbiñe Muguruza fazia sua estreia no Torneio de Mallorca logo após se consagrar com o título de Roland Garros, sua maior conquista da carreira, há dez dias. Mas nem a força dos espanhóis ajudou a tenista da casa nesta terça. Muguruza, nova número dois do mundo, caiu diante da belga Kirsten Flipkens, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.

Após brilhar no saibro, Muguruza não fez boa transição para a grama de Mallorca, um dos preparatórios para Wimbledon. Atual vice-campeã na grama londrina, a espanhol ainda terá mais uma semana de preparação antes de voltar à Londres. Ele deve se concentrar somente nos treinos, uma vez que não se inscreveu no Torneio de Eastbourne, o último antes de Wimbledon.

Enquanto a tenista da casa se despedia de forma precoce, outras cabeças de chave espantavam zebras nesta terça. A sérvia Jelena Jankovic, segunda pré-classificada, bateu a croata Ana Konjuh por 7/5 e 6/3. E sua compatriota Ana Ivanovic, outra ex-número 1 do mundo, superou a francesa Pauline Parmentier por duplo 6/4.

Outros destaques foram as vitórias da canadense Eugenie Bouchard e da alemã Sabine Lisicki, que costumam ter bons resultados na grama. Bouchard derrotou a montenegrina Danka Kovinic por 6/3 e 7/5, enquanto Lisicki despachou a francesa Kristina Mladenovic, quarta cabeça de chave, por duplo 6/4.

Já a Casaque Yulia Putintseva, quinta pré-classificada, foi eliminada logo na rodada de abertura. Ela não resistiu à romena Sorana Cirstea e foi batida pelo placar de 6/3 e 6/2. Outra a se despedir na estreia foi a experiente italiana Francesca Schiavone, superada pela belga Elise Mertens por 6/1, 3/6 e 6/1.

Também avançaram nesta terça as alemãs Laura Siegemund e Anna-Lena Friedsam, a portorriquenha Monica Puig, a paraguaia Veronica Cepede Royg e a local Sara Sorribes Tormo.