Agronegócio

MT: Imea eleva previsão da produção de soja em 2020/21 para 35,737 milhões de t


São Paulo, 2 – O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aumentou a previsão de produção de soja da safra 2020/21 em Mato Grosso, de 35,489 milhões para 35,737 milhões de toneladas. O novo número representa um recorde e crescimento de 0,94% ante o ciclo anterior. O instituto manteve a previsão de área plantada, em 10,302 milhões de hectares, mas elevou a projeção de produtividade de 57,41 para 57,81 sacas por hectare.

Em relatório, o Imea destaca que a temporada começou com uma seca que se estendeu de setembro a novembro de 2020 e está terminando “sob muita umidade e chuva”. O instituto aponta que as áreas plantadas precocemente chegaram a ter parte da fase reprodutiva dentro do período da estiagem, o que comprometeu, em parte, os rendimentos obtidos. Além disso, há relatos de perdas na qualidade da soja colhida nos últimos dias em algumas regiões. “A chuva em excesso vem prejudicando e atrasando os trabalhos a campo”, disse o Imea.

Por outro lado, conforme o instituto, as chuvas e a luminosidade desde dezembro permitiram às áreas plantadas mais tarde chegar ao fim do ciclo com “bom ou ótimo” potencial produtivo. O Imea salientou o quadro na região norte, que teve sua previsão de rendimento médio acrescida em 2,47% ante a projeção anterior, chegando a 60,03 sacas/hectare (maior média entre as regiões do Estado), “sendo uma das regiões com menores problemas climáticos nesta temporada”.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS