Uma granada foi encontrada na quarta-feira (3) no quintal de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Campo Grande (MT). O caso aconteceu na unidade José Tavares, que precisou ser fechada às pressas. O objeto foi encontrado por funcionários da UBS, que acionaram a Guarda Civil Metropolitana da cidade. As informações são do Uol.

Por medida de segurança, a UBS e imóveis vizinhos foram evacuados e o perímetro isolado para evitar qualquer risco no caso de uma explosão. Em seguida, a Polícia Militar enviou policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais), que é especializado em casos assim.

Além da GCM, bombeiros militares acompanharam o processo de retirada do explosivo, que durou cerca de 40 minutos. De acordo com a PM, antes da retirada, a granada foi testada. Como não havia risco de explosão, o objeto foi colocado em um artefato blindado e sem risco no caso de ela detonar.

Em nota, a prefeitura de Campo Grande informou que a UBS não reabriu por conta do horário avançado, mas que o local voltará a funcionar normalmente a partir desta quinta-feira (4).

A granada passará por análise na Polícia Científica, que irá tentar descobrir a origem e o tipo de bomba, bastante incomum na região. A Polícia Civil também abriu inquérito para apurar se o explosivo foi deixado ali de propósito e por quem.