Geral

MS: Jacarés amontoados em lama podem morrer se não chover, diz pesquisadora

Crédito: Reprodução/ Facebook

Milhares de jacarés estão amontoados em uma área que antes era um açude no Pantanal da Nhecolândia, distrito de Corumbá (MS). De acordo com a pesquisadora Zilca Maria Campos, caso não chova na região, os animais não resistiram as altas temperaturas da água, por conta do lamaçal que chega a atingir 50°C em dias mais quentes. As informações são do G1.

“Estivemos lá no açude e a cena realmente é chocante, impressionante, principalmente porque são milhares de jacarés concentrados em um só açude. Acho que isso é o que impressiona mais. São em torno de 4 a 5 mil amontoados neste mesmo poço. Se a chuva não chegar, provavelmente muitos vão morrer. Aliás, muitos já morreram”, disse a pesquisadora ao G1.

Conforme Zilca, os animais estão morrendo por desidratação e os que têm mais chances de sobreviver são os que estão buscando abrigo no interior da mata. Ainda segundo as pesquisadora, o desmatamento na Amazônia, o assoreamento de rios e mudanças climáticas são os principais fatores que levaram os jacarés a essa situação.

“Tudo isso afeta o Pantanal e, reduzindo as chuvas, reduz também os ambientes aquáticos e as espécies que são aquáticas sofrem, podendo chegar a morte. Agora, a solução seria a curto prazo seria encher esses açudes com água ou fazer um sombreamento para evitar as altas temperaturas”, explicou ao G1.

A pesquisadora relatou ainda que fazendeiros e capatazes estão fazendo açudes no local. “Isto também beneficia a fauna e especialmente o jacaré, que depende muito da água. Nós estamos contando muito com apoio da população local e acho que esse amor a natureza é fundamental agora para salvar os jacarés”, disse ao G1.

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago