MPRJ recomenda que Hemorio fique responsável por exames para transplantes no Rio

Divulgação
O Hemorio (Hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro) é utilizado para diagnosticar doenças do sangue Foto: Divulgação

O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) recomendou para a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e à Fundação Saúde que todos os exames de análise de amostras de sangue da CET (Central Estadual de Transplantes) sejam feitos no Hemorio. A observação foi emitida pela 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital no domingo, 13.

+ HIV: falha no controle de exames pode ter prejudicado resultados

+ Polícia prende sócio de laboratório no caso de órgãos infectados por HIV

O Hemorio (Hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro) é utilizado para diagnosticar doenças do sangue. A recomendação foi feita pelo MP-RJ após seis pacientes que receberem transplantes de órgãos com HIV no Rio de Janeiro testarem positivo para a doença na sexta-feira, 11.

Conforme o MP-RJ, caso haja alguma incapacidade física no Hemorio para atender a CET, deve haver um estudo por parte dos órgãos de saúde para determinar a necessidade de terceirização que tem de ser feita a partir do processo de licitação.

De acordo com a entidade, caso as instituições não queiram seguir as recomendações do MP-RJ, deverão encaminhar as razões por escrito, “podendo implicar a adoção de todas as providências administrativas e judiciais cabíveis contra os responsáveis”.

A 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital instaurou um inquérito para averiguar as irregularidades no programa de transplantes do Rio de Janeiro na sexta-feira, 11. De acordo com a denúncia, seis pessoas foram contaminadas com HIV após receberem órgãos de doadores que tiveram exames falso-negativos no PCS Lab Saleme.

Em nota divulgada no mesmo dia, o laboratório declarou que abriu uma sindicância interna para determinar os responsáveis pelo ocorrido. “Trata-se de um episódio sem precedentes na história da empresa, que atua no mercado desde 1969”, afirmou. A empresa foi contratada em dezembro de 2023 por meio de uma licitação no valor de R$ 11 milhões.