MPPB pede que Hytalo Santos perca acesso às redes sociais e contato com menores

Reprodução/Instagram
Hytalo Santos Foto: Reprodução/Instagram

O MPPB (Ministério Público da Paraíba) entrou com uma ação civil na Justiça paraibana para que o influenciador Hytalo Santos perca o acesso às redes sociais e também seja proibido de manter contato com menores de idade citados no processo que investiga a exposição deles em vídeos com conteúdos sexuais.

De acordo com o órgão, a promotora Ana Maria França também solicitou que os vídeos do influenciador que seguem disponíveis em diversas plataformas digitais sejam desmonetizados, ou seja, não possam dar retorno financeiro a ele.

+ Quem é Hytalo Santos, alvo principal de Felca nas denúncias sobre adultização

A ação civil pública é assinada pela promotora Ana Maria França, responsável pela promotoria da cidade de Bayeux. Ainda de acordo com o MPPB, ainda acabe recurso da solicitação.

O órgão também ressaltou que a ação civil embasou outra iniciativa: o prazo de 48 horas para que a Lotep, empresa de rifas e sorteios do influenciador, tenha as atividades suspensas por uso irregular de menores de idade em conteúdos digitais vinculados para promover a empresa.

“Recomenda, ainda, que mantenha a suspensão até a conclusão da Ação Civil Pública contra Hytalo dos Santos, proposta pelo MPPB por submissão de adolescentes a adultização e exposição com conotação sexual para obter lucro; ou até que as condutas irregulares sejam encerradas e os direitos de crianças e adolescentes envolvidos sejam protegidos”, disse o MPPB. “O não cumprimento da recomendação pode acarretar medidas legais contra os responsáveis, incluindo ajuizamento de Ação Civil Pública para implementação de medida e, se for o caso, ações de natureza criminal”, acrescentou.

Desde sexta-feira, 8, o perfil do influenciador no Instagram está fora do ar, após o youtuber Felca ter denunciado suposta exposição de menores de idade feita pelo paraibano.

O Ministério Público afirmou que não foi o responsável pela iniciativa, mas, depois do ocorrido, solicitou que o banimento da conta seja mantido e expandido para outras plataformas digitais.

A conta de Kamylinha Santos, de 17 anos, que participa dos vídeos de Hytalo, também foi desativada por decisão da SPA (Secretaria de Prêmios e Apostas) do Ministério da Fazenda por realizar publicidade de casas de aposta.

No vídeo em que fez a denúncia, Felca disse que Kamylinha é um dos exemplos de adultização e sexualização. A influenciadora começou gravando vídeos dançando com Hytalo quando ainda era criança e foi adotada pelo paraibano quando tinha 12 anos.

Ela não é a única menor de idade que aparece nas gravações do influenciador. A maioria dos vídeos de Hytalo no YouTube mostram adolescentes dançando, se beijando e falando sobre namorados, “traições” e “crushes”.

Também vídeos em que o influenciador faz perguntas aos menores como: “Já pegou mais de quatro na balada?” e “Já sentiu vontade de ficar com pai, mãe, primo ou tio de um amigo?”. Ele ainda pedia para ver imagens dos “contatinhos” das adolescentes no WhatsApp.

Hytalo Santos, cujo nome de batismo é Hítalo José Santos Silva, de 28 anos, é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. No Instagram, ele tinha mais de 17 milhões de seguidores e 2,4 milhões no TikTok e mais de 5 milhões no YouTube.