A Procuradoria-Geral da República de São Paulo denunciou na terça-feira (6) o ator Juan Rafael Pacífico Dabur, conhecido como Juan Darthés, por estupro. Em 2018, a atriz argentina Thelma Fardín revelou ter sido estuprada pelo ator quando tinha 16 anos, em Nicarágua. As informações são da CNN Brasil.

No mesmo ano, a Interpol emitiu uma ordem de prisão para Darthés, que se mudou para o Brasil, onde não pode ser extraditado por possuir dupla cidadania (argentina e brasileira).

“Eu recebi a notificação formal do Ministério Público brasileiro dizendo que o caso é secreto no Brasil e precisamos confirmar a apresentação da denúncia feita pela Thelma na Nicarágua. Como é um caso público, eles decidiram entrar no caso. O próximo passo será a justiça brasileira julgar a acusação contra ele”, disse o advogado Martín Arias Duval à CNN Brasil.

Nascido no Brasil, Darthés morava em Buenos Aires com sua família, mas se estabeleceu em São Paulo logo depois que Fardín apresentou a queixa. Caso a Justiça brasileira aceite a denúncia do MPF, ele deve se tornar réu e responder pelo caso no Brasil.

Acusação

Conforme a atriz argentina, o estupro teria ocorrido em maio de 2009, quando Darthés, então com 45 anos, estava em turnê internacional com Fardín, que tinha 16 anos, como parte do elenco da série “Patinho Feio”, composta por vários adolescentes.

Darthés foi um dos protagonistas do programa musical de televisão diário que teve grande sucesso na Argentina e que depois foi transmitido pelo Disney Channel na América Latina, na Europa e no Oriente Médio.

De acordo com a denúncia feita em Nicarágua, Darthés a estuprou no hotel onde o elenco estava hospedado em Manágua. Na época em que o caso veio à tona, Darthésse declarou inocente pelo Twitter. “Não é verdade o que se diz, por Deus! É uma loucura, nunca aconteceu. Por favor, esperemos pelos tempos da justiça”, escreveu.