O Ministério Público Federal (MPF) determinou abertura de um inquérito civil contra o chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República), Fábio Wajngarten, de acordo com informações do portal ‘IG’.

Segundo a reportagem, o motivo da investigação foi a postagem feita pelo órgão em redes sociais com elogios para a atuação de militares no episódio conhecido como ‘Guerrilha do Araguaia’. O inquérito também vai apurar se outras autoridades tiveram participação na publicação.

“A Guerrilha do Araguaia tentou tomar o Brasil via luta armada. A dedicação deste e de outros heróis ajudou a livrar o país de um dos maiores flagelos da história da humanidade: o totalitarismo socialista”, diz um trecho da postagem.

A Guerrilha do Araguaia aconteceu entre 1967 e 1974, quando um grupo de militantes de esquerda montou focos de resistência ao regime militar no interior da Amazônia. O Exército, então, organizou uma série de missões para derrotar os militantes, que ocorreu em 1974.