O Ministério Público do Estado de São Paulo pediu para a Polícia Civil investigar um possível crime de stalking da influencer digital Pétala Barreiros contra a apresentadora Lívia Andrade. As informações são de O Globo.

A abertura do inquérito atende a um pedido da defesa da apresentadora, após Lívia receber xingamentos e ameaças de morte como consequência das manifestações de Pétala na internet. Desde o ano passado, quando a influencer terminou seu relacionamento com o empresário sertanejo Marcos Araújo, Pétala passou a expor diversas situações vividas pelo casal – ela já foi condenada por danos morais em relação ao ex.

Pétala apontou em uma série de posts a apresentadora Lívia Andrade, que fez carreira principalmente no SBT, como “pivô” de sua separação, afirmando que ela seria amante de Marcos. Lívia Andrade chegou a ser trending topics mundial no Twitter, com xingamentos e ameaças de morte.

“Diante da gravidade e relevância dos fatos noticiados, requisito a instauração de inquérito policial para apuração de eventual ocorrência do delito previsto no artigo 147-A do Código Penal, supostamente cometido por Pétala Gabriely Barreiros em desfavor de Lívia Regina Sorgia de Andrade”, diz o despacho da promotoria.

“Lívia Andrade foi vítima de uma série de ataques criminosos e as manifestações, principalmente em ambiente virtual, têm consequências. E o que se pede às autoridades é justamente a investigação para apurar as responsabilidades específicas. A internet não é um território para a impunidade, para o xingamento e para o incentivo ao ódio. Posturas como as que têm sido adotadas contra a Lívia, não são liberdade de expressão, mas sim crime”, afirmam os advogados da apresentadora, Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso.