MP francês pede indiciamento de 17 acusados de tráfico de drogas

O Ministério Público de Paris solicitou o indiciamento de 17 pessoas acusadas de tráfico de drogas, incluindo um suposto traficante colombiano, suspeito de ter contrabandeado 22 toneladas de cana-de-açúcar contaminada com cocaína da Colômbia para a França, informaram fontes próximas ao assunto nesta quinta-feira (10).

O MP se pronunciou a favor do julgamento dos acusados no início de abril, por um caso que remonta ao início de 2022.

O caso, que recebeu o nome “Cana-de-açúcar”, supostamente envolve um grupo de lavagem de dinheiro liderado por Murad D., um argelino de 45 anos que está foragido e possivelmente vive em Dubai, com uma organização especializada em tráfico internacional de drogas.

A gangue acusada de introduzir drogas na França seria supostamente liderada por Adalberto P., um colombiano de 64 anos preso nos arredores de Paris.

Ambos podem ser julgados em um tribunal criminal especial sobre a liderança de uma organização de tráfico de drogas, um crime que pode resultar em prisão perpétua.

A decisão final cabe ao juiz de instrução.

gd/asl/dch/mab/an/aa/am