O Ministério Público do Piauí (MP-PI) denunciou nesta terça-feira (2) uma mulher acusada de maltratar e matar cães, em Teresina, no último dia 20 de outubro. Conforme o inquérito policial do caso, Hosana dos Santos Brito foi denunciada por vizinhos por maus-tratos aos filhotes recém-nascidos.

De acordo com a acusação, a mulher estaria expondo os cãezinhos ao sol, sem abrigo. O fato foi gravado pelo vizinho. A polícia foi até a casa de Hosana, que se recusou a abrir a porta.

No entanto, ela entregou os filhotes por baixo do portão de entrada, totalizando 6 filhotes mortos e apenas 1 vivo, após a exposição ao sol. Segundo o laudo de exame necroscópico realizado nos animais mortos, os filhotes morreram de hipertermia, por calor externo.

Caso seja condenada, a acusada pode cumprir pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda dos animais. A mãe dos filhotes, o recém-nascido que sobreviveu e ainda outra cadela adulta que estava na casa da mulher foram levados a um abrigo.