MP da Venezuela investiga festa de aniversário com símbolos nazistas

MP da Venezuela investiga festa de aniversário com símbolos nazistas

O Ministério Público venezuelano abriu uma investigação contra um homem que celebrou uma festa de aniversário em um restaurante de Caracas em que símbolos nazistas foram exibidos, informou nesta terça-feira o procurador-geral do país, Tarek William Saab.

Um promotor especializado em direitos humanos foi designado para abrir uma investigação e “punir o autor da apologia ao nazismo”, informou Saab no Twitter. O homem “apareceu em um local público com alimentos, roupas e utensílios alusivos a Hitler, ofendendo a comunidade judaica e os presentes em geral”, acrescentou.

Convidados registraram imagens do homenageado fazendo a saudação nazista, além de publicarem nas redes sociais fotos do bolo, que era vermelho e decorado com a suástica.

O aniversário foi comemorado no último domingo, em Las Mercedes, área concorrida de Caracas por sua oferta gastronômica e atrações noturnas. O restaurante divulgou um comunicado se desvinculando dos fatos.

“Como empresa, repudiamos todas as manifestações que incitem ao ódio. É importante esclarecer que não tínhamos conhecimento de uma celebração com essa temática dentro de nossas instalações”, diz parte do texto publicado no Instagram. Assim que o restaurante tomou ciência, “procedeu-se à retirada de todo o conteúdo de forma imediata”.

“O nazismo, assim como o fascismo, são falhas do século XX que deixaram sequelas infames na humanidade, as quais ainda persistem”, enfatizou Tarek Saab, que não informou as sanções que serão aplicadas.