MP da França diz ter esperança de recuperar joias do Louvre

PARIS, 29 OUT (ANSA) – Dez dias após o assalto ao Museu do Louvre, em Paris, a promotora Laure Beccuau afirmou ter “esperança” em recuperar as joias roubadas, avaliadas em 88 milhões de euros (R$ 547 milhões).   

“As joias ainda não estão em nossas mãos, mas ainda tenho esperança de recuperá-las e devolvê-las ao Museu do Louvre e à nação”, declarou Beccuau em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29), destacando tratar-se de itens “invendíveis” e, portanto, “quem os adquirisse estaria cometendo crime de receptação”.   

Dois suspeitos, um argelino de 34 anos e um francês de 39 anos, ambos conhecidos da polícia por cometerem furtos, foram presos no sábado (25) e segundo a promotora, “confessaram parcialmente” o roubo. Eles foram apresentados à Justiça e devem ser indiciados por roubo organizado, crime punível com até 15 anos de detenção, e por associação criminosa, com pena de até 10 anos.   

No total, as autoridades identificaram quatro suspeitos de envolvimento no assalto ao museu através de um vídeo, ainda que para Beccuau o crime possa envolver um “grupo maior de pessoas sob as ordens de um mandante”. (ANSA).