MP alega ‘certeza de culpa’ e pede júri popular para Dr. Jairinho e Monique Medeiros

Jairinho e Monique são acusados pela morte do menino Henry Borel
Jairinho e Monique são acusados pela morte do menino Henry Borel Foto: Reprodução

O promotor Fábio Vieira, da 2ª Promotoria de Justiça, pediu que o ex-vereador Doutor Jairinho e sua ex-companheira Monique Medeiros sejam julgados por um júri popular pela morte do menino Henry Borel. As informações são do site G1.

De acordo com a publicação, a fala do promotor foi feita na parte final das audiências de instrução e julgamento, que acontecem desde o ano passado, e servem para embasar a materialidade do crime ou não. Além do promotor, devem se manifestar o assistente da acusação e as defesas dos respectivos réus antes da juíza tomar sua decisão.

“É muito difícil um processo de júri terminar essa primeira parte sem a pronúncia. A não ser que no curso do processo se consiga provar que a morte foi fruto de uma doença ou de um acidente, por exemplo. O que não aconteceu no caso do Henry, cuja morte foi fruto de uma ação humana deliberada”, afirmou Fábio ao G1.

O promotor ainda disse que nunca teve dúvidas sobre a culpa de Jairinho e Monique. “Sempre tive certeza da culpa dos réus, e entendo que a defesa quis criar uma tese ao longo desse curso, mas que nunca se sustentou”, declarou.

Caso a juíza Elizabeth Machado Louro escolha a pronúncia dos réus Monique e Jairinho, o julgamento será feito com presença de jurados. Serão convocados 25 cidadãos comuns que, após depoimentos e interrogatórios, definirão a condenação ou absolvição da dupla.